sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Psicologia Espiritual

Uma das minhas práticas terapêuticas é a Psicologia Espiritual.
Venho dar-vos um pouquinho de informação acerca desta terapia.


A psicologia espiritual adota o axioma de Steiner (Berron,1984) que postula que o corpo deve ser objeto da higiene; à alma  aplica-se a educação; a individualidade deve ter o espaço da liberdade.

A psicologia espiritual é uma linha alternativa de abordagem psicoterapêutica com base na filosofia criada pelo pensador austríaco Rudolf Steiner, no final do século XIX. Baseando-se nos estudos esotéricos da Helena Petrowna Blavatski e na teoria filosófica de Goethe, Steiner criou a Antroposofia e suas inúmeras aplicações em todas as áreas do conhecimento humano (Medicina, Farmácia, Educação, Arquitetura, Engenharia, Dança, Alimentação, etc).
A Psicologia Antroposófica foi uma lacuna deixada por Steiner e que passou a ser preenchida na segunda metade do século passado por autores como Rudolf Treichler e seu filho Markus Treichler, porém ainda sem uma teoria completa.
Uma das grandes contribuições para o entendimento da Psicologia Humana é o estudo da Biografia. No Brasil, a médica alemã Gudrun Burckhart desenvolveu centros de estudo biográfico, como o Artemísia em São Paulo, onde pessoas se propõem a passar um fim de semana ou um semana, revendo em grupo o curso de suas vidas.




OBJETIVOS

Quer seja em grupo, quer seja em sessões individuais, o objectivo é desenvolver no indivíduo, a partir da mobilização das forças do seu Eu, capacidades adormecidas, maior compreensão e visão da sua própria essência e, consequentemente, confiança na vida frente aos acontecimentos da nossa época.
Terapias coadjuvantes ligadas à Antroposofia podem ser muitos úteis, quando associadas a uma psicoterapia: Massagem Rítmica, Euritemia Curativa e Terapia Artística, por exemplo.
 A própria medicação antroposófica (homeopática, fitoterapeutica ou alquímica) tambem facilita o desenrolar do processo psicoterapêutico.

 


”Cada um hospeda dentro de si uma águia. Sente-se portador de um projeto infinito. Quer romper os limites apertados de seu arranjo existencial. Há movimentos na política, na educação e no processo de mundialização que pretendem reduzir-nos a simples galinhas, confinadas aos limites do terreiro. Como vamos dar asas à águia, ganhar altura, integrar também a galinha e sermos heróis de nossa própria saga?” (Leonardo Boff)

Abençoados sejam,
Virgínia Silva

Consultório:
Rua dos Cavaleiros da Espora Dourada, 8A-1ºG
Torres Vedras

Consultas ao domicilio e por telefone



















Sem comentários:

Enviar um comentário

Vivência Xamânica com Mulher Bufalo Branco - 8/12/2010 - Inscriçoes 966165851

Vivência Xamânica com Mulher Bufalo Branco - 8/12/2010 - Inscriçoes 966165851
A Mulher Novilho Búfalo Branco é um ícone na espiritualidade indígena norte-americana