A minha descoberta do xamanismo aconteceu em 2001 na Associação Florescer pela mão do professor Paul Uccusic e da sua querida esposa Roswita, oriundos da Austria e membros da FSS-Foudation for Shamanic Studies.
Participei nos Workshops
“ A viagem Xamânica ”
“ Morte e para além da morte ”
“ Cura xamânica – Extracções ”
Treino avançado “ Recuperação da alma “
Partilho convosco alguma informação sobre Xamanismo, pois é um dos meus instrumentos de trabalho para alcançar a saúde.
O Xamanismo é a mais antiga forma de espiritualidade, existe desde os primórdios da humanidade e, segundo as investigações da Foundation for Shamanic Studies de Michel Harner, é comum a todas as culturas do planeta.
Em Xamanismo, acreditamos que todos os elementos da natureza têm uma fonte de poder proveniente do mundo espiritual.
Pedras, plantas, animais, nuvens, vento, água, fogo estão cheios de vida e poder espiritual.
Os seres dos mundos superiores como Anjos, Santos, Budas e outras divindades, são tambem chamados a intervir na recuperação da harmonia, da saúde, da cura.
Para o Xamã todas as formas de vida estão interligadas e o seu equilibrio é fundamental para sustentar a sobrevivencia da humanidade e do planeta.
O ritual xamânico em consultório inclui a representação simbólica dos elementos da natureza, mestres e guias que ajudam nos tratamentos.
Para aceder ás informações do mundo espiritual utilizo o tambor a um ritmo de ¾ ou seja, cerca de 200 batimentos por minuto.
Não utilizo Ervas de Poder (alucinógeneos) como faziam alguns dos antigos xamãs.
A energia da Nova Era, na qual nos encontramos actualmente, permite-nos aceder ao mundo espiritual muito facilmente, pois as fronteiras estão a diluir-se.
Além disso, o ritmo do tambor tem o poder de conduzir a um estado alterado de consciencia sem consequencias nefastas, como acontece com os alucinógeneos.
O que pode esperar de uma consulta xamânica?
·Diagnósticos
·Receber ANIMAIS DE PODER = Energia Vital = Revitalização
·Recuperação da ALMA, perdida ou fragmentada por causa de traumas vividos
·Extracção de Intrusões-energias perturbadoras e causadoras de doenças fisicas, psiquicas, emocionais ou relacionais
·Limpeza de espaços : casas, terrenos, etc.
·Acompanhamento no Tempo de Morrer
·Encaminhamento da Alma de pessoas falecidas para a vida além morte
Virgínia Silva Terapeuta Holística Rua dos Cavaleiros da Espora Dourada, 8A-1ºG Torres Vedras Tm 966 165 852 cavaleirodaesporadourada@gmail.com Sinta-se convidada/o a visitar as minhas páginas de solidariedade criativa. Abençoada/o seja, Virgínia
Uma das minhas práticas terapêuticas é a Psicologia Espiritual.
Venho dar-vos um pouquinho de informação acerca desta terapia.
A psicologia espiritual adota o axioma de Steiner (Berron,1984) que postula que o corpo deve ser objeto da higiene; à alma aplica-se a educação; a individualidade deve ter o espaço da liberdade.
A psicologia espiritual é uma linha alternativa de abordagem psicoterapêutica com base na filosofia criada pelo pensador austríaco Rudolf Steiner, no final do século XIX. Baseando-se nos estudos esotéricos da Helena Petrowna Blavatski e na teoria filosófica de Goethe, Steiner criou a Antroposofia e suas inúmeras aplicações em todas as áreas do conhecimento humano (Medicina, Farmácia, Educação, Arquitetura, Engenharia, Dança, Alimentação, etc).
A Psicologia Antroposófica foi uma lacuna deixada por Steiner e que passou a ser preenchida na segunda metade do século passado por autores como Rudolf Treichler e seu filho Markus Treichler, porém ainda sem uma teoria completa.
Uma das grandes contribuições para o entendimento da Psicologia Humana é o estudo da Biografia. No Brasil, a médica alemã Gudrun Burckhart desenvolveu centros de estudo biográfico, como o Artemísia em São Paulo, onde pessoas se propõem a passar um fim de semana ou um semana, revendo em grupo o curso de suas vidas.
OBJETIVOS
Quer seja em grupo, quer seja em sessões individuais, o objectivo é desenvolver no indivíduo, a partir da mobilização das forças do seu Eu, capacidades adormecidas, maior compreensão e visão da sua própria essência e, consequentemente, confiança na vida frente aos acontecimentos da nossa época.
Terapias coadjuvantes ligadas à Antroposofia podem ser muitos úteis, quando associadas a uma psicoterapia: Massagem Rítmica, Euritemia Curativa e Terapia Artística, por exemplo.
A própria medicação antroposófica (homeopática, fitoterapeutica ou alquímica) tambem facilita o desenrolar do processo psicoterapêutico.
”Cada um hospeda dentro de si uma águia. Sente-se portador de um projeto infinito. Quer romper os limites apertados de seu arranjo existencial. Há movimentos na política, na educação e no processo de mundialização que pretendem reduzir-nos a simples galinhas, confinadas aos limites do terreiro. Como vamos dar asas à águia, ganhar altura, integrar também a galinha e sermos heróis de nossa própria saga?” (Leonardo Boff)
Abençoados sejam,
Virgínia Silva
Consultório: Rua dos Cavaleiros da Espora Dourada, 8A-1ºG Torres Vedras
« Do ponto de vista iniciático, o cavalo é simbolo da nossa natureza inferior, a nossa personalidade ( o Ego ), que se exprime através do corpo fisico, do corpo astral e do corpo mental. O nosso trabalho consiste em ter controlo sobre o seu cavalo, ou mais exactamente sobre os 3 cavalos.
Para isso devemos saber segurar bem as rédeas.
O que são as rédeas?
As ligações fluídicas que estabelecemos com os nossos 3 cavalos para podermos dominá-los e conduzi-los na direcção certa.
Para que estes 3 cavalos obedeçam e caminhem conjuntamente em harmonia, tambem é necessário alimentá-los convenientemente com alimentos apropriados.
"Quando vos sentirdes angustiados, atormentados, ligai-vos ao Céu, orai, pois essas angustias, esses tormentos, são manifestações de entidades malfazejas que querem prejudicar-vos.
Mas, a partir do instante em que vos ligais ao Céu, elas dizem : «Este ser utiliza a arma mais temivel que nós conhecemos», e têm medo, e tratam de fugir.
Quando um homem ora sinceramente, utiliza as armas da Luz e, pouco depois aproxima-se uma hoste invisível : ouve-se o frémito das asas angélicas e a debandada das entidades tenebrosas que se apressam a desaparecer, pois sabem que serão queimadas, pulverizadas.
Os espíritos do mal só teme uma coisa : a Luz.
Por isso em cada momento difícil, perigoso, deveis ligar-vos imediatamente ao Criador e aumentar a Luz em vós.
Então todos os seres inferiores que vos ameaçam serão neutralizados, paralisados ou banidos. "
Mestre Omraam Mikhael Aivnhov (1900-1986)
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Cavaleiro de Espora Dourada.
Assim se diziam os que, suposto não tivessem nobreza herdada e mesmo fossem d’antes peoens, chegaram a ter acontiae cavalo de servir, e o mostravam ao tempo da Eyra ou Dorna (i. e. no tempo da colheita do pão e do vinho). Cód. Alf., liv. II, tít. 45, § 3. Gozava esta cavalaria de vários privilégios, um dos quais era não pagar jugada. Não só em pinturas antigas se têm visto, mas ainda dentro das sepulturas se têm achado esporas douradas, e que, sem dúvida, faziam a distinção destes cavaleiros, que se menos nobres, não eram contudo menos ricos e asseados. [fr. Joaquim de Santa Rosa de Viterbo, Elucidário, Vol. II (B-Z), p. 85.]
Mais uma curiosidade sobre os Cavaleiros da minha simpatia.
Anael - Arcanjo regente do periodo 21 Abril a 20 Maio - signo Touro
O Zodíaco e os Anjos
Cada signo tem o seu Anjo protector, cuja missão é iluminar, proteger e dar-nos uma visão mais simples do Mundo tornando a nossa caminhada na Terra mais suave. Alem do nosso Anjo, podemos sentir identificação com Anjos de diferentes Signos. É a liberdade de poder-mos apelar noutras direcções.
Touro, 21 de Abril a 20 de Maio - Regido pelo Arcanjo Anael
A forte personalidade do Taurino é marcada pela regência do Arcanjo Anael que desenvolve nos seus protegidos um sentido de segurança material, afectiva e familiar, dotando-os de grande apego ao lar. Recebem o sopro do Arcanjo que lhes permite controlar e dosear o seu natural sentido de apego aos bens materiais e às pessoas. Com a influência benéfica deste Arcanjo, os nativos deste signo equilibram e conciliam os conflitos, o sentido materialista e os interesses de ordem espiritual. São ainda favorecidos no amor pelas artes e beleza. À sua volta estão Anjos de amor e beleza.
ASSOCIAÇÕES A ANAEL
Signos: Touro e Libra
Planeta: Vênus
Elementos: Ar e Terra
Cor: Anil
Pedra: Safira
Perfume: Lavanda
Flor: Rosa Amarela
Vela - Rosa
Incensos - Almíscar, jasmim, rosa, sândalo e verbena
Salmos - 21, 97, 132 ou 142
Atributo: Equilíbrio
Deve ser invocado para: harmonia familiar e reconciliação dos casais; fortalecimento das amizades; proteção das relações amorosas; bom relacionamento com os superiores.
Invocação:
"Arcanjo Anael, Amor de Deus pelos raios de Vênus, invoco a tua hoste divina: aceito que o Amor de Deus através de ti, penetre profundamente em minha alma e me torne receptivo aos afetos e agradável às pessoas. Esparge a beleza e a harmonia de Deus em meu ser, tornando-me suave, ameno, cordial e sincero. Na dúvida, aponta em minha intuição o caminho que me conduza a Deus e jamais à perda da minha energia. Firma em mim a identidade divina. Sela-me com o teu Amor. Possa eu realizar-me em todos os sentidos que o Amor de Deus predestina na vida humana. Seja eu contigo em sintonia, agora e para todo o sempre. Amém"
Para conseguir auto-controle e equilíbrio :
Eu sou o poder de meu completo auto-controle para sempre mantido. Eu sou o mestre interior que governa e controla toda a seqüência dos meus pensamentos, na plena perfeição do criador, como desejo que eles sejam.
Eu sou a presença do amor divino em todas as ocasiões. Eu sou a harmonia, o entendimento, a compreensão e o perdão.
Eu sou o equilíbrio perfeito de linguagem e de ação em todas as ocasiões. Eu sou o equilíbrio perfeito que tudo controla.
Eu sou a presença que impede qualquer manifestação de ira ou descontrole. Eu sou o controle positivo e pacífico de toda esta situação.
Eu sou a única presença e inteligência agindo dentro de mim.
Há 250 anos, vinha ao mundo um dos maiores gênios da humanidade. Tocava e compunha de modo divino, mas, intimamente, era frágil como uma criança.
Johannes Chrysostomos Wolfgangus Theophilus Mozart era um menino predestinado até no nome.
Theophilus vem do grego e quer dizer “amado por Deus”. Mais tarde, esse sobrenome recebeu a versão latina pela qual ficaria eternizado: Amadeus.
O pai de Mozart, Leopold, agradecia aos céus por ter tido um filho tão criativo, dizendo que ele era um “milagre que Deus fez nascer”.
No século seguinte, depois do gênio já ter revolucionado a música, o grande compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky voltou a reconhecer um ar de divindade em Mozart: “Ele nos faz acreditar em Deus. Não deve ser por acaso que um fenômeno dessa natureza vem a este mundo”.
Não é mesmo comum um jovem de 5 anos saber tocar maravilhosamente o piano. Ou um adolescente ser capaz de rabiscar partituras orquestrais completas – e perfeitas – enquanto beberica durante uma festa. Pois bem. O fenômeno operador de milagres em questão era humano, demasiadamente humano. “Definir Mozart é impossível, mas é justo dizer que sua música é a coleção de trabalhos mais gloriosa já criada por um homem”, afirma o maestro e musicólogo americano David Palmer. “Ele alcança a perfeição em todas as formas musicais. Suas óperas foram as primeiras de uma série de trabalhos dramáticos. Suas sinfonias foram agraciadas como a mais fina emoção. Todos os grandes compositores foram criados sobre as bases deixadas por ele.”
Apesar de ter um talento inato, ele não chegou ao estrelato por uma dádiva celestial, e sim com altas doses de trabalho e estudo.
O menino, agora já adolescente, surpreendia cada vez mais.
Ao chegar a Roma, aos 14 anos, foi à Capela Sistina para ouvir o famoso Miserere, de Gregório Allegri. A igreja proibia a execução da peça fora de seus domínios, tornando-a ainda mais sagrada. Mas o incrível Wolfgang ouviu tudo atentamente, voltou ao seu quarto e transcreveu o concerto inteiro de memória (“Agora ele é nosso”, teria dito ao pai).
Seu sucesso era tanto que recebeu, em Itália, das mãos do papa Clemente XIV, a Ordem de Cavaleiro da Espora Dourada, uma altíssima honraria para um músico.
A Sociedade Filarmónica de Verona, atribuiu-lhe o cargo de mestre da Capela Honorário.
Em Milão, no dia 26 de Dezembro de 1770 ( com 14 anos ), dirige a sua primeira grande ópera ( MITRIDATE, RÈ DI PONTO ) à frente de uma orquestra de setenta músicos e de um grupo ilustre de cantores.
A música que Amadeus compõe é tanta, que nas suas cartas que envia à irmã, chega a referir que está com os dedos doridos de tanto escrever.
sábado, 26 de março de 2011
ÁRIES (21/mar – 20/abr) CARNEIRO
É regido pelo Arcanjo Samuel, considerado guerreiro. Por influência desse Arcanjo aqueles que pertencem a este signo são pioneiros, corajosos, líderes, tendo instinto de competição. Este ser de Luz ajuda a desenvolver os talentos naturais e a controlar as tendências egocêntricas do signo. Além do Arcanjo, os arianos são rodeados por anjos da proteção, da alegria, coragem e vitória.
Samuel e seu complemento divino, a Arcanjelina Caridade emanam do Terceiro Raio, o da Chama ROSA
Atributos: Amor, adoração e dedicação a Deus
Dia da semana : Terça-feira
Arcanjo Samuel
O Arcanjo SAMUEL, diz:
"A Chama da Adoração é uma realidade e algo muito prático. Uma intensa gratidão vem a ser uma das atividades mais exeqüíveis e pode desenvolver-se no coração, alma e espírito de uma pessoa "acorrentada". Pois ela faz um verdadeiro "tratamento" no mental e emocional; ela é uma verdadeira terapêutica para o corpo.
...Eu apelo a cada pessoa que se encontre na depressão, na dor ou acorrentada por motivos vários, beneficiar-se com a Chama da Adoração. ..
APELO:
«Bem-Amado Arcanjo SAMUEL, eu Vos amo e Vos abençôo. Agradeço pela Vossa abençoada assistência a mim e a toda a humanidade! Flamejai Vossa Chama Rosa de Adoração através de cada célula de meus quatro corpos inferiores.
Eu apelo à Perfeição até que ela preencha todo meu ser e meu mundo! Flamejai Vossa Chama Rosa de Adoração através do meu suprimento e de minhas finanças e deixai-a expandir-se para minha merecida liberdade! Flamejai Vossa Chama Rosa de Adoração através de meus sentimentos, para ela estenda o Amor Divino, até que, em meu convívio, este sentimento contamine outras vidas! Mantende-me encerrado no Pilar da Chama Rosa do Amor, da Adoração, da Consolação e da Perfeição!»
Tenho um livrinho de pensamentos quotidianos que me ofereceram pelo Natal, com textos do Mestre Omraam Mikhael Aivanhov, que eu respeito e admiro. Deixo-vos com o pensamento seleccionado para o dia de hoje, o dia em que começa a Primavera. Um dia em que o precioso sol nos brindou com a sua luz, calor e carinho.
« Nós só conhecemos o ouro em estado sólido. Mas na realidade esse metal que se vai procurar nas entranhas da terra existe primeiro em estado ígneo, e é a ele que Hermes Trismegisto se refere quando diz :
"O sol é seu pai, a lua é sua mãe, o vento transportou-o ao seu ventre e a terra é sua ama de leite."
Sim, o pai do ouro é o sol, é ele que o produz, cada um dos seus raios é ouro; e a lua é o reflexo desse ouro. Através do ar, os raios solares vêm até á terra, na qual penetram, e é aí que eles se condensam. Portanto, o sol produz o ouro no estado etérico e a terra condensa-o. No sol, o ouro é muito volátil, a sua condensação só pode ocorrer nas entranhas da terra, onde se encontram certos materiais capazes de o fixar.
E VÓS, NA PRIMAVERA, QUANDO OLHAIS PARA O SOL NASCENTE, PENSAI QUE SOIS UMA ESPÉCIE DE TERRA NA QUAL O OURO DOS SEUS RAIOS PODE VIR DEPOSITAR-SE E FIXAR-SE. »
In Pensamentos Quotidianos, Publicações Maitreya 2011
O Arcanjo Asariel rege o signo de Peixes - 20 Fev. a 20 Março. Ele governa o mar, as águas e o mundo emocional, as profecias e a inspiração. O Arcanjo Asariel lança as sementes da compaixão e da caridade. Por esta razão os nativos de peixes nascem com a convicção de que nasceram para realizar ideais muito elelvados e dirigem as suas vidas nessa direcção. O principal desafio destes nativos e a maior ajuda que o Arcanjo asariel lhes pode dar é vencer o impulso dual (bipolar) do seu caracter. Legiões de Anjos da Devoção, da Oração, da Salvação e da Paranormalidade rodeiam os nativos do signo Peixes.
Obra musical de NICCOLÒ PAGANINI 1792-1840, um dos Cavaleiros da Espora Dourada.
Niccolò Paganini, escreveu numerosas composições para violino, entre elas sobressai: O Carnaval de Veneza (reproduzido no video) e a obra-prima Veitequattro Capricci per violino solo, Op. 1, composta entre 1800 e 1810, um verdadeiro marco do romantismo.
Paganini foi escolhido para solista da princesa de Lucca, sagrado Cavaleiro da Espora Dourada pelo papa Leão XII, nomeado virtuoso da corte do imperador da Áustria, entre várias outras honrarias.
Paganini é uma lenda, um mito, e vale a pena conhecer algumas passagens da sua misteriosa vida.
A LENDA
Num cenário fantasmagórico, pouca luz, vestido sempre de preto, uma figura esquelética, quando tocava o seu violino, que carinhosamente chamava de Il Cannone propiciava aos seus ferrenhos e ardorosos admiradores, visões estranhas, com predominância na emissão de uma luz etérea, como um fogo-fátuo, a inflamação espontânea de gases emanados dos sepulcros e de pântanos. Exagero? Lenda ? A verdade é que a fama de Paganini se alastrou de forma impressionante. Por onde se apresentava, Londres, Milão, Paris, Viena, para citar algumas praças, legiões de fãs, pagavam preços quase que ilimitados, para assistirem as suas mirabolantes apresentações; o resultado, merecidamente, não poderia ser outro, enriqueceu.
As lendas não tardaram a aumentar o interesse por Paganini. Dizia-se que teria feito um pacto com o demónio para poder tocar daquela maneira, que as cordas de seu violino seriam confeccionadas com os próprios cabelos do diabo. Outra história dizia que sua habilidade vinha de anos de prática na prisão, condenado pelo assassinato da amante. Nesta versão, as cordas do seu instrumento seriam feitas dos intestinos da infeliz vítima.
Porém, os fãs eram cada vez mais numerosos.
AS TRÊS CORDAS
ERA UMA VEZ um grande violinista chamado PAGANINI. Alguns diziam que
ele era muito estranho. Outros, que era sobrenatural. As notas mágicas que saiam de seu violino tinham um som diferente, por isso ninguém queria perder a oportunidade de ver seu espetáculo.
Numa certa noite, o palco de um auditório repleto de admiradores estava preparado para recebê-lo. A orquestra entrou e foi aplaudida. O maestro foi ovacionado. Mas quando a figura de Paganini surgiu, triunfante, o público delirou. Paganini coloca seu violino no ombro e o que se assiste a seguir é indescritível.
Breves e semibreves, fusas e semifusas, colcheias e semicolcheias parecem ter asas e voar com o toque daqueles dedos encantados.
DE REPENTE, um som estranho interrompe o devaneio da platéia. Uma das cordas do violino de Paganini rebenta. O maestro parou. A orquestra parou. O público parou. Mas Paganini não parou. Olhando para sua partitura, ele continua a tirar sons deliciosos de um violino com problemas. O maestro e a orquestra, empolgados, voltam a tocar.
Mal o público se acalmou quando, DE REPENTE, um outro som perturbador derruba a atenção dos assistentes. Uma outra corda do violino de Paganini se rompe. O maestro parou de novo. A orquestra parou de novo Paganini não parou. Como se nada tivesse acontecido, ele esqueceu as dificuldades e avançou, tirando sons do impossível. O maestro e a orquestra, impressionados voltam a tocar.
Mas o público não poderia imaginar o que iria acontecer a seguir. Todas as pessoas, pasmas, gritaram OOHHH! Uma terceira corda do violino de Paganini se quebra. O maestro pára. A orquestra pára. A respiração do público pára. Mas Paganini não pára. Como se fosse um contorcionista musical, ele tira todos os sons da única corda que sobrara daquele violino destruído. Nenhuma nota foi esquecida. O maestro empolgado se anima. A orquestra se motiva. O público parte do silêncio para a euforia, da inércia para o delírio. Paganini atinge a glória. Seu nome corre através do tempo. Ele não é apenas um violinista genial. É o símbolo do profissional que continua diante do impossível.
...Grande lição em tempo de crise!...
MORAL DA HISTÓRIA
«Eu não sei se você tem problemas ou, se os tem, que tipo de problemas está tendo. Espero, sinceramente, que tudo esteja correndo às mil maravilhas, mas a verdade é que nem sempre a vida é um mar de rosas. Os problemas surgem quando menos se espera. Eles fazem parte da nossa existência e, muitas vezes, até concorrem para o nosso progresso, em todos os sentidos.
Podem ser de ordem pessoal, profissional, conjugal ou familiar e acabam afetando a nossa auto-estima e o nosso desempenho.
Mas uma coisa eu sei: nem tudo está perdido! Ainda existe uma corda e é tocando nela que você exercerá seu talento. Tocando nela é que você irá vibrar.
Aprenda a aceitar que a vida sempre lhe deixará uma última corda. Quando você estiver desanimada(o), nunca desista. Ainda existirá a corda da persistência inteligente, do "tentar mais uma vez", do dar um passo a mais com um enfoque novo.
Desperte o Paganini que existe dentro de si e avance para vencer.
Vitória é a arte de você continuar, onde todos os outros resolvem parar.»
Autor Desconhecido
Divirta-se neste Carnaval e tire a máscara que usou o ano inteiro,